Os benefícios da corrida e a importância da atividade física

Os benefícios da corrida para a saúde, tanto do homem quanto da mulher, são os mais variados. A atividade física aprimora sua saúde e confere maior qualidade de vida, tornando seu dia-a-dia muito mais prazeroso. Quer conhecer os benefícios da corrida para o corpo? Então confira nossas dicas e informações!

Ultimamente, devido à era científica da sociedade, a atividade física tem sido abandonada. Como consequência, o sedentarismo cresce junto ao aumento de doenças cardíacas, diabetes e obesidade, que afetam mais pessoas. Então, conheça os benefícios da corrida para a saúde e entenda como essa atividade física pode salvar sua vida.

Benefícios da corrida para a saúde:

A corrida, de forma geral, é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos médicos. Os benefícios dessa atividade vão além do emagrecimento: a corrida melhora a saúde e serve como descontração, indicada até mesmo como tratamento terapêutico. A corrida reduz o colesterol, bem como a gordura corporal, além de reduzir os riscos de osteoporose e hipertensão, já que fortifica os ossos e diminui a pressão sanguínea.

Além disso, praticar corrida é mais barato! Sua prática não exige nenhum grande equipamento. Existem opções de tênis baratos e de qualidade apropriados para corrida. Conheça melhor os diferentes benefícios da corrida para o homem e mulher!

Benefícios da corrida para o homem:

Os benefícios da corrida para o homem variam desde aspectos físicos até psicológicos. Pra começar, o principal lugar de reserva corporal é a barriga. Por isso, é muito comum ver homens de meia idade, ou mesmo mais jovens, com aquela barriguinha que nunca é queimada! Sendo esse o principal local de armazenamento de gordura do homem, a barriga cresce cada vez.

Praticar corrida combate esse problema. Esse exercício, mesmo por apenas 20 ou 30 minutos diários, faz com que o ritmo cardíaco aumente e, consequentemente, o diafragma contraia mais vezes para respirar. Exercitando os músculos dessa região, as calorias são queimadas e, com o tempo, aquela barriguinha vai diminuindo.

Justamente pelo aumento do fluxo, os homens tornam-se menos propensos à hipertensão. Doenças cardíacas são comuns em homens de meia idade, devido a todas as preocupações com o trabalho e, muitas vezes, de sustentar suas famílias. Ao praticar corrida, o homem também libera maior quantidade de hormônios que regulam o estresse, além de aumentar o estímulo neurológico, aprimorando a memória e o raciocínio lógico.

Por fim, a testosterona e outros hormônios sexuais masculinos são liberados no processo, conferindo maior confiança, estabilidade e prazer ao praticar tal atividade física.

Benefícios da corrida para o corpo feminino:

Já no caso das mulheres, os benefícios da corrida se mostram um pouco diferentes, mas igualmente eficazes. A corrida auxilia na aceleração do metabolismo, algo imprescindível à queima de calorias. Esse aumento é mais essencial nas mulheres pelo fato delas terem, em média, 20% a menos de músculos que os homens, algo que as torna, naturalmente, mais lentas. O aumento cardíaco proporcionado pela corrida e o impacto dos músculos com o solo proporciona a liberação dos hormônios da tireóide (T3 e T4), responsáveis pela regulação do metabolismo.

Com isso, a perda de gordura é maior e o impacto dos músculos com o solo direciona a queima para essa região. A produção de cálcio também aumenta, fortalecendo os ossos femininos. Assim, torna-se mais fácil para as mulheres do que para os homens ter aquela coxa ou panturrilha definidas.

Os benefícios da corrida para o corpo feminino também se aplicam ao sono. Essa atividade faz a mulher liberar sua dose de ansiedade, além de proporcionar a liberação de hormônios relacionados ao prazer e bem estar. Com isso, a mulher relaxa melhor na hora de dormir, fazendo-a ter um sono mais tranquilo e imediato, sem insônia.

Os benefícios da corrida para perder peso:

Você pode estar se perguntando: se é possível perder peso com outras atividades físicas, por que dar preferência à corrida do que a outros esportes?

Primeiramente, a praticidade da corrida é maior do que em qualquer outro esporte. Não é preciso nenhum lugar reservado para esta atividade, nem equipamentos especializados. Além disso, a corrida, sem grandes equipamentos, exercita quase todos os músculos do corpo humano e assegura não apenas o emagrecimento, mas também a saúde do organismo a partir de um condicionamento físico.

A prática da corrida exige um aumento de ritmo constante, partindo do básico para níveis intermediários, respeitando sempre o limite do corpo. Aumentar o tempo de corrida e procurar locais desafiadores, com subidas e descidas, é essencial para exercitar melhor os músculos. Isso garantirá um melhoramento do condicionamento físico e definição dos músculos, assim como um fortalecimento do sistema imunológico e benefícios em outras áreas da saúde.

Corrida de rua X esteira de caminhada:

Enquanto a corrida de rua é mais dinâmica, a esteira de caminhada reduz em até 10% o impacto proporcionado pelo solo. Dessa forma, a primeira opção é preferível para pessoas com bom condicionamento físico e sem lesão em músculos ou ossos.

A esteira de caminhada, por sua vez, é mais indicada para iniciantes ou pessoas lesionadas que têm intenção de voltar a correr. O impacto reduzido da esteira ajuda na recuperação dos músculos e ossos de maneira mais eficaz.

Logo, a corrida de rua é melhor para o condicionamento, perda de peso e definição dos músculos, tanto pelo impacto maior com o solo quanto pelo próprio atrito do corpo com o ar. Mas se você estiver iniciando ou quiser voltar a correr depois de uma lesão, é melhor voltar a correr em esteiras para, posteriormente, partir para as ruas. Como já falamos é importante também escolher um tênis de qualidade, sugerimos um tênis com bom amortecimento como o Mizuno Wave Prophecy ou algum Adidas Boost.

O mais importante, ao praticar essa atividade física, é não desistir. Força de vontade, treinos diários e tempo são essenciais nesse processo. É importante respeitar o limite do corpo, forçando-o apenas até onde conseguir avançar. Manter uma alimentação saudável e beber bastante água também são de suma importância para que os benefícios da corrida façam efeito. Anote essas dicas e não deixe de correr!

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