Os benefícios da corrida e a importância da atividade física

Os benefícios da corrida para a saúde, tanto do homem quanto da mulher, são os mais variados. A atividade física aprimora sua saúde e confere maior qualidade de vida, tornando seu dia-a-dia muito mais prazeroso. Quer conhecer os benefícios da corrida para o corpo? Então confira nossas dicas e informações!

Ultimamente, devido à era científica da sociedade, a atividade física tem sido abandonada. Como consequência, o sedentarismo cresce junto ao aumento de doenças cardíacas, diabetes e obesidade, que afetam mais pessoas. Então, conheça os benefícios da corrida para a saúde e entenda como essa atividade física pode salvar sua vida.

Benefícios da corrida para a saúde:

A corrida, de forma geral, é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos médicos. Os benefícios dessa atividade vão além do emagrecimento: a corrida melhora a saúde e serve como descontração, indicada até mesmo como tratamento terapêutico. A corrida reduz o colesterol, bem como a gordura corporal, além de reduzir os riscos de osteoporose e hipertensão, já que fortifica os ossos e diminui a pressão sanguínea.

Além disso, praticar corrida é mais barato! Sua prática não exige nenhum grande equipamento. Existem opções de tênis baratos e de qualidade apropriados para corrida. Conheça melhor os diferentes benefícios da corrida para o homem e mulher!

Benefícios da corrida para o homem:

Os benefícios da corrida para o homem variam desde aspectos físicos até psicológicos. Pra começar, o principal lugar de reserva corporal é a barriga. Por isso, é muito comum ver homens de meia idade, ou mesmo mais jovens, com aquela barriguinha que nunca é queimada! Sendo esse o principal local de armazenamento de gordura do homem, a barriga cresce cada vez.

Praticar corrida combate esse problema. Esse exercício, mesmo por apenas 20 ou 30 minutos diários, faz com que o ritmo cardíaco aumente e, consequentemente, o diafragma contraia mais vezes para respirar. Exercitando os músculos dessa região, as calorias são queimadas e, com o tempo, aquela barriguinha vai diminuindo.

Justamente pelo aumento do fluxo, os homens tornam-se menos propensos à hipertensão. Doenças cardíacas são comuns em homens de meia idade, devido a todas as preocupações com o trabalho e, muitas vezes, de sustentar suas famílias. Ao praticar corrida, o homem também libera maior quantidade de hormônios que regulam o estresse, além de aumentar o estímulo neurológico, aprimorando a memória e o raciocínio lógico.

Por fim, a testosterona e outros hormônios sexuais masculinos são liberados no processo, conferindo maior confiança, estabilidade e prazer ao praticar tal atividade física.

Benefícios da corrida para o corpo feminino:

Já no caso das mulheres, os benefícios da corrida se mostram um pouco diferentes, mas igualmente eficazes. A corrida auxilia na aceleração do metabolismo, algo imprescindível à queima de calorias. Esse aumento é mais essencial nas mulheres pelo fato delas terem, em média, 20% a menos de músculos que os homens, algo que as torna, naturalmente, mais lentas. O aumento cardíaco proporcionado pela corrida e o impacto dos músculos com o solo proporciona a liberação dos hormônios da tireóide (T3 e T4), responsáveis pela regulação do metabolismo.

Com isso, a perda de gordura é maior e o impacto dos músculos com o solo direciona a queima para essa região. A produção de cálcio também aumenta, fortalecendo os ossos femininos. Assim, torna-se mais fácil para as mulheres do que para os homens ter aquela coxa ou panturrilha definidas.

Os benefícios da corrida para o corpo feminino também se aplicam ao sono. Essa atividade faz a mulher liberar sua dose de ansiedade, além de proporcionar a liberação de hormônios relacionados ao prazer e bem estar. Com isso, a mulher relaxa melhor na hora de dormir, fazendo-a ter um sono mais tranquilo e imediato, sem insônia.

Os benefícios da corrida para perder peso:

Você pode estar se perguntando: se é possível perder peso com outras atividades físicas, por que dar preferência à corrida do que a outros esportes?

Primeiramente, a praticidade da corrida é maior do que em qualquer outro esporte. Não é preciso nenhum lugar reservado para esta atividade, nem equipamentos especializados. Além disso, a corrida, sem grandes equipamentos, exercita quase todos os músculos do corpo humano e assegura não apenas o emagrecimento, mas também a saúde do organismo a partir de um condicionamento físico.

A prática da corrida exige um aumento de ritmo constante, partindo do básico para níveis intermediários, respeitando sempre o limite do corpo. Aumentar o tempo de corrida e procurar locais desafiadores, com subidas e descidas, é essencial para exercitar melhor os músculos. Isso garantirá um melhoramento do condicionamento físico e definição dos músculos, assim como um fortalecimento do sistema imunológico e benefícios em outras áreas da saúde.

Corrida de rua X esteira de caminhada:

Enquanto a corrida de rua é mais dinâmica, a esteira de caminhada reduz em até 10% o impacto proporcionado pelo solo. Dessa forma, a primeira opção é preferível para pessoas com bom condicionamento físico e sem lesão em músculos ou ossos.

A esteira de caminhada, por sua vez, é mais indicada para iniciantes ou pessoas lesionadas que têm intenção de voltar a correr. O impacto reduzido da esteira ajuda na recuperação dos músculos e ossos de maneira mais eficaz.

Logo, a corrida de rua é melhor para o condicionamento, perda de peso e definição dos músculos, tanto pelo impacto maior com o solo quanto pelo próprio atrito do corpo com o ar. Mas se você estiver iniciando ou quiser voltar a correr depois de uma lesão, é melhor voltar a correr em esteiras para, posteriormente, partir para as ruas. Como já falamos é importante também escolher um tênis de qualidade, sugerimos um tênis com bom amortecimento como o Mizuno Wave Prophecy ou algum Adidas Boost.

O mais importante, ao praticar essa atividade física, é não desistir. Força de vontade, treinos diários e tempo são essenciais nesse processo. É importante respeitar o limite do corpo, forçando-o apenas até onde conseguir avançar. Manter uma alimentação saudável e beber bastante água também são de suma importância para que os benefícios da corrida façam efeito. Anote essas dicas e não deixe de correr!

Gostou de nossas informações? Diga o que achou de nossas dicas, compartilhe-as e acompanhe nossos próximos posts!

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Alimentos queimadores de gordura naturais

Quando estamos praticando alguma atividade física, geralmente modificamos, ou deveríamos modificar, nossa dieta de acordo com nossos objetivos. Se você estiver a fim de ganhar peso e ganhar massa muscular, a indicação é que se coma alimentos ricos em carboidratos e gordura, alternando também entre proteínas e outros nutrientes importantes. No entanto, para a perda de peso, é necessário consumir alimentos queimadores de gordura associado a uma rotina de treinos intensos e boas noites de sono.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário tomar suplementos alimentares em todas as situações; na verdade, na maioria das vezes dá para alcançar nossos objetivos através de uma alimentação balanceada e os exercícios físicos certos para o nosso corpo.

Para quem está procurando montar uma dieta para auxiliar na perda de peso, fizemos uma lista com os melhores alimentos queimadores de gorduras naturais, onde encontrar e uma série de informações importantes sobre eles.

5 alimentos essenciais para quem quer queimar gorduras naturalmente – e com saúde

A maioria dos alimentos que serão alimentos abaixo são muito populares na rotina alimentar dos brasileiros e você, muito provavelmente, deve consumir alguns dos alimentos da lista com certa frequência. No entanto, a dica é auxiliar o consumo desses alimentos com uma rotina intensa de exercícios físicos, para perder peso com eficiência e sem perder a saúde, que é o principal.

Confira a nossa lista a seguir (sim, não possui café nela!):

1 – Maçã

A maçã é uma fruta que possui uma baixa quantidade de calorias e causa grande saciedade na pessoa, fazendo com ela sinta uma sensação de estar “cheia” por mais tempo. A fruta é um excelente termogênico natural, especialmente a verde, e um excelente auxiliador na hora da limpeza de impurezas de nossos organismos.

2 – Cenoura

A cenoura deve ser consumida crua, pois exigirá do organismo energia para ser digerida, fazendo mais gasto de calorias ao mastigar do que consumir o alimento em si. Além de promover a saciedade por mais  tempo, a cenoura é um excelente antioxidante, ideal para purificar o corpo.

3 – Alface

O alimento é composto quase totalmente por água, não possuindo praticamente nenhum valor calórico, fazendo com que a pessoa literalmente emagreça comendo. Porém, uma salada queimadora de gordura não poderá levar um tempero que seja diferente de vinagre de maça ou suco de limão.

4 – Pimenta

A pimenta é um alimento rico em capsaicina, um composto que, além de reduzir o apetite, possui efeito termogênico, acelerando assim o metabolismo transformando gordura em energia. Basta adicionar algumas pimentas em suas refeições para fazer uso de seus efeitos emagrecedores.

5 – Chá verde

O chá-verde é um conhecimento alimento termogênico, sendo utilizado em diversos suplementos do gênero, além de fazer parte da dieta de muita gente que almeja perder uns quilos. Para utilizar seus efeitos termogênicos, é necessário tomar ao menos três xícaras do chá por dia.

Esses alimentos queimadores de gorduras naturais são facilmente encontrados em qualquer mercado. No entanto, é essencial visitar uma nutricionista para que o profissional monte uma dieta adequada para a sua situação.

Conclusão

Aqui você pode encontrar uma lista completa dos Termogênicos Naturais e como eles agem no corpo. Lembre-se, uma alimentação balanceada e exercícios físicos também são indispensáveis.

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Produtos Queimadores de Gordura – Como tomar

Os suplementos alimentares são muito consumidos por quem quer potencializar os seus treinos e atingir, assim, o ápice de seu desenvolvimento físico. Seja para ganhar força, massa muscular, queimar gordura e/ou ganhar mais energia, o consumo de suplementos como o Thermo Cuts, por exemplo, é um auxiliar poderoso por quem busca a definição e um corpo mais “desenhado” por assim dizer. No entanto, não é só comprar o suplemento e ingerir as pílulas: é preciso saber como se deve tomar os termogênicos, nas horas certas, e de preferência sob supervisão de algum profissional qualificado.

Os termogênicos são os queimadores de gorduras mais populares do mercado, principalmente entre os frequentadores de academia que querem energia e definição muscular. No entanto, os produtos disponíveis não são iguais e por mais que a utilização de um termogênico possa trazer benefícios incríveis para uma outra, para você, infelizmente, os efeitos podem não ser tão eficazes assim. Isso porque não depende só de tomar o suplemento, dependendo de alguns fatores que vão desde alimentação, exercícios praticados e como o usuário está tomando o seu suplemento.

A seguir você verá informações sobre como se deve tomar os termogênicos, dicas sobre alimentação para potencializar os seus resultados e quais são os efeitos colaterais que esse tipo de suplemento podem causar em nosso organismo.

Tomando o seu suplemento de forma correta

A primeira coisa que o usuário deverá ter em mente é que nem todos os suplementos são iguais, devendo haver uma atenção especial quanto a esse detalhe. Por exemplo: alguns produtos possuem substâncias que tem como objetivo controlar a fome, fazendo com que a pessoa consuma menos calorias; outros, no entanto, já são desenvolvidos com o intuito de aumentar a energia e promover melhores resultados, enquanto outros são totalmente naturais, sem o “burst” de energia proporcionado pelos produtos mais comuns do gênero.

A forma como seu termogênico será tomado depende dos seus objetivos; geralmente é indicado o consumo duas vezes ao dia: a primeira dose é tomada em jejum, antes do café da manhã. E a outra é antes do almoço, o que fará com que o usuário sinta menos fome e com isso, ingerindo menos calorias. É muito importante não utilizar o suplemento após as 17 horas, pois assim é muito provável que o atleta sofra de alguns efeitos indesejados e que não consiga dormir em um horário “normal”.

Não ultrapasse JAMAIS a dose diária recomendada.

No mais, converse com o instrutor de sua academia e monte com ela uma rotina ideal para você aproveitar o máximo dos benefícios do suplemento em sua rotina de treino.

Efeitos colaterais mais comuns dos termogênico

Como nem tudo são flores, esses suplementos possuem efeitos adversos indesejados por conta de suas substâncias que promovem a termogênese e, assim, o aceleramento do metabolismo. É normal os usuários sentirem agitação, tremedeiras, sudorese, dor de cabeça, enjoos, arritmia, palpitações, diarreia, câimbras, euforia, pensamentos depressivos.

Lembrando que  os efeitos colaterais passam quando é interrompido o uso do suplemento. Caso os efeitos continuarem é extremamente recomendado visitar um médico para fazer um check up geral.

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Usando a Ciência e a Natureza para Emagrecer

Não existe ainda uma fórmula mágica do emagrecimento, mas também não estamos na idade da pedra no que diz respeito a perda de peso. Hoje a ciência e tecnologia são grandes aliadas no objetivo da perda de peso. Além da questão estética o principal motivo para se perder peso é melhorar sua saúde, evitando os riscos de pressão alta e diabetes.

Neste quesito existem algumas alimentos naturais e termogênicos industriais que te ajudam perder peso.
Os alimentos naturais que promovem termogênese são principalmente pimenta vermelha, café, chá verde, proteína entre outros. Existem também os termogênicos fabricados, que estão sendo muito utilizados atualmente. Veja algumas dicas:

Como se deve tomar os termogênicos e quais perigos

Os suplementos alimentares são muito consumidos por quem quer potencializar os seus treinos e atingir, assim, o ápice de seu desenvolvimento físico. Seja para ganhar força, massa muscular, queimar gordura e/ou ganhar mais energia, o consumo de suplementos como o Thermo Cuts, por exemplo, é um auxiliar poderoso por quem busca a definição e um corpo mais “desenhado” por assim dizer. No entanto, não é só comprar o suplemento e ingerir as pílulas: é preciso saber como se deve tomar os termogêneos, nas horas certas, e de preferência sob supervisão de algum profissional qualificado.
Os termogêneos são os queimadores de gorduras mais populares do mercado, principalmente entre os frequentadores de academia que querem energia e definição muscular. No entanto, os produtos disponíveis não são iguais e por mais que a utilização de um termogêneo possa trazer benefícios incríveis para uma outra, para você, infelizmente, os efeitos podem não ser tão eficazes assim. Isso porque não depende só de tomar o suplemento, dependendo de alguns fatores que vão desde alimentação, exercícios praticados e como o usuário está tomando o seu suplemento.

A seguir você verá informações sobre como se deve tomar os termogêneos, dicas sobre alimentação para potencializar os seus resultados e quais são os efeitos colaterais que esse tipo de suplemento podem causar em nosso organismo.

Tomando o seu suplemento de forma correta

A primeira coisa que o usuário deverá ter em mente é que nem todos os suplementos são iguais, devendo haver uma atenção especial quanto a esse detalhe. Por exemplo: alguns produtos possuem substâncias que tem como objetivo controlar a fome, fazendo com que a pessoa consuma menos calorias; outros, no entanto, já são desenvolvidos com o intuito de aumentar a energia e promover melhores resultados, enquanto outros são totalmente naturais, sem o “burst” de energia proporcionado pelos produtos mais comuns do gênero.

A forma como seu termogêneo será tomado depende dos seus objetivos; geralmente é indicado o consumo duas vezes ao dia: a primeira dose é tomada em jejum, antes do café da manhã. E a outra é antes do almoço, o que fará com que o usuário sinta menos fome e com isso, ingerindo menos calorias. É muito importante não utilizar o suplemento após as 17 horas, pois assim é muito provável que o atleta sofra de alguns efeitos indesejados e que não consiga dormir em um horário “normal”.
Não ultrapasse JAMAIS a dose diária recomendada.
No mais, converse com o instrutor de sua acadêmia e monte com ela uma rotina ideal para você aproveitar o máximo dos benefícios do suplemento em sua rotina de treino.

Efeitos colaterais mais comuns dos termogêneos

Como nem tudo são flores, esses suplementos possuem efeitos adversos indesejados por conta de suas substâncias que promovem a termogênese e, assim, o aceleramento do metabolismo. É normal os usuários sentirem agitação, tremedeiras, sudorese, dor de cabeça, enjoos, arritmia, palpitações, diarreia, câimbras, euforia, pensamentos depressivos.
Lembrando que os efeitos colaterais passam quando é interrompido o uso do suplemento. Caso os efeitos continuarem é extremamente recomendado visitar um médico para fazer um check up geral.

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